Qualidade na instalação de Reservatórios de água no agronegócio

reservatórios de água no agronegócio

Qualidade na instalação de Reservatórios de água no agronegócio

O agronegócio é uma das molas propulsoras da economia do Brasil e os reservatórios de água dentro dos empreendimentos do agro são essenciais para a produtividade 

A água, assim como em todos os setores, é fundamental para a sobrevida de qualquer tipo de atividade, seja nas atividades humanas ou nas ações industrializadas, entre elas o agronegócio. 

No entanto, dados do ONS afirmam que o armazenamento de energia em hidrelétricas atingiu o nível mais baixo desde 2015 em abril deste ano. Ou seja, o nível de água vem decrescendo com certa constância. 

O risco de desabastecimento, no entanto, foi descartado pelo órgão, após o governo brasileiro e o setor elétrico afirmarem que irão tomar medidas para garantir o abastecimento apesar da crise hídrica. 

Entre as medidas paliativas, está o uso de usinas termelétricas – que têm custo elevado de produção de energia, aumentando a conta do consumidor final. 

Naturalmente, se a escassez de água no setor energético é alarmante, no agronegócio também influencia diretamente. Por isso, a importância em se possuir reservatórios de água feitos com qualidade nesse setor, para que se mitigue com eficiência os períodos de estiagem.

Impactos da crise hídrica no setor do agronegócio

Sobretudo nos dias atuais, o agronegócio precisa lidar com os efeitos da estiagem, que incluem o aumento no custo da energia e também a diminuição da capacidade de produção e geração de valor.

Nos últimos anos, há setores que já apresentam prejuízos decorrentes do quadro, como atrasos no desenvolvimento de culturas perenes das principais commodities exportadas pelo país e pastagens deterioradas, atrapalhando o desenvolvimento dos rebanhos. 

No caso da pecuária de confinamentos, pesquisas afirmam que parte dos animais que poderia entrar na engorda intensiva pode precisar ser mantida no pasto, alongando a chegada desses animais ao período de abate.

Já na cultura do café, bastante prejudicado pela seca desde o início do ciclo da safra 2021/22, sofreu uma redução na produção de arábica de mais de 30% frente ao ano anterior. Já a laranja, apresentou queda de  30%, apresentando perspectiva de uma recuperação pequena na produção, em torno de 9,5%.

No ano de 2021 a cultura cana-de-açúcar, que aguardava as chuvas de verão para sua recuperação, teve atraso na colheita devido ao baixo índice de chuvas, o que reduziu a expectativa de produção. O impacto foi sentido com baixa na oferta de etanol, com os preços de hidratado na bomba seguindo a paridade próxima dos 70% da gasolina C durante toda a safra.

A importância na qualidade da instalação de Reservatórios de Água no Agronegócio

Agora que você já sabe da importância dos reservatórios de água para o setor do agronegócio, é preciso ressaltar que a qualidade em sua construção e instalação seja ressaltada. 

No projeto, é importante que a empresa que seja responsável pela obra escolha o produto para impermeabilização de forma correta bem como sua aplicação. 

Em um reservatório de água no agronegócio, geralmente, tem que levar em conta o material que será utilizado. Um dos mais indicados é a Geomembrana PEAD.

Ela é atualmente muito utilizada pois é resistente aos raios UV, uma vez que o reservatório fica exposto a céu aberto na maioria dos projetos. Sua aplicação deve ser feita com critério e ter rígido controle na instalação, evitando que a água tenha contato com o solo, para impedir a contaminação do ambiente e água subterrânea. 

A impermeabilização é a técnica que consiste na aplicação de produtos específicos

Ela tem como objetivo proteger as diversas áreas de um reservatório de água contra ação de infiltrações, umidades e entre outros fatores.

Impermeabilizar é um termo obrigatório quando se fala em obra, no entanto não é qualquer impermeabilizante que dará a qualidade e durabilidade adequada ao projeto. 

É necessário planejamento, a indicação da técnica a usar depende de cada tipo de estrutura sobre a qual se queira proteger.

Sempre usando as especificações corretas tanto em termos técnicos quanto atendendo às normas específicas.

Durante a construção de reservatórios de água no agronegócio, uma das maiores preocupações das pessoas é com a impermeabilização, para evitar perdas e contaminação. 

Entre suas principais características está a resistência a altas temperaturas e tensão, compressão e tração.

Além disso, tem baixa densidade em comparação com metais e outros materiais e sobretudo, atóxico e possui pouca estabilidade dimensional.

A Goiás Impermeabilizações atua na área de impermeabilizações, revestimentos e das mais diversas obras geotécnicas e ambientais, inclusive em lagos ornamentais.

A importância de se escolher uma empresa capacitada 

Quando falamos de reservatório de água no agronegócio é preciso falar sobre uma estrutura que vai impactar diretamente na produção da agroindústria, fazendas e afins.

É neste equipamento que será reservada a água que servirá para atender a necessidade do setor e sua instalação deve ser feita de forma consciente e por uma empresa que seja capacitada para tal. 

Apesar da grande oferta no mercado, é necessário ter em mente que o custo-benefício de um valor menor possa ser transformado em prejuízos com reparos futuros e valores em garantia.

Na hora de escolher, observe se a empresa possui as capacitações e certificações que vão garantir o bom andamento do projeto, como: 

 

  • Identificação do contexto que a empresa está inserida;
  • Visão da organização utilizando a abordagem de processos;
  • Identificação de riscos que podem prejudicar o andamento das atividades;
  • Medição e avaliação de resultados do desempenho e eficácia do processo;
  • Asseguração da melhoria contínua do processo;
  • Monitoramento contínuo da satisfação dos clientes.

 

Confira este post para saber mais sobre a instalação de Geomembrana em PEAD. 

Esses são requisitos estabelecidos pela norma ISO 9001, que certifica a gestão de empresas e garante consistência, qualidade e garantia na prestação de serviços. 

A Goiás Impermeabilizações obteve a certificação do ISO 9001 e atende a todos os requisitos de um conceito de excelência na instalação de reservatório de água no agronegócio. 

A Goiás Impermeabilização é especialista em projetos de impermeabilização reservatórios de água no agronegócio em PEAD

A empresa conta com ampla experiência de seu sócio-diretor que atua na área há mais de 22 (vinte e dois) anos e busca pelo contínuo aperfeiçoamento de seus técnicos e colaboradores. 

Destaca-se no mercado pelos seus serviços de aplicação prestados em território nacional e principalmente pela qualidade e excelência no atendimento, alcançando a excelência com o ISO 9001 no final de 2021.

A empresa possui mão de obra especializada e estruturada para aplicação e comercialização da geomembrana PEAD, geocomposto drenante, geotêxtil tecido, geocélula, perfil PEAD, grelhas para controle de erosão, georrede, tubo liso PEAD, tubo dreno em PEAD, fio de solda em PEAD e soldas de tubos PEAD, tudo para as mais variáveis obras que necessitarem destes materiais.

Conheça mais acessando nosso site.

 

Pesquisar

Nos envie uma mensagem

Fale Conosco