- Gerenciamento
- 23.07.2022
Gestão de qualidade: Fundamental em qualquer fase de qualquer obra
Gestão de qualidade é o assunto de hoje aqui no blog da Goiás Impermeabilizações.
Durante todos os anos de experiência que adquirimos ao longo da nossa história, aprendemos no dia a dia a importância da gestão em qualquer processo.
No entanto, muitas empresas têm dificuldades para garantir que o trabalho seja feito da forma que foi planejado.
Porém, enfrentam desafios, pois não sabem como mudar isso.
Um dos motivos da dificuldade é que a gestão qualidade tradicional, não consegue atender mais a demanda do setor.
São muitos processos, normas reguladoras e padrões de qualidade para acompanhar apenas de forma manual.
Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a importância da gestão de qualidade em todas as fases de uma obra.
Acompanhe e tenha uma boa leitura.
Como funciona a gestão da qualidade tradicional
Em primeiro lugar, é preciso que você conheça o contexto.
É importante entender como funciona o modo tradicional de fazer a gestão da qualidade nas obras.
Em resumo, separamos em 3 itens abaixo de como é a gestão da qualidade que algumas empresas ainda usam:
Verificação manual
Muitas empresas precisam verificar a qualidade dos serviços de forma manual, com checklists e fichas de verificação de serviços ainda em papel.
O primeiro grande desafio é o tempo gasto para verificar item por item de forma física.
Além disso, a inspeção do serviço feito e a medição da qualidade do serviço muitas vezes são feitas de forma separada, ou seja, a rotina é repetida e desalinhada.
Documentação complexa
Outro ponto negativo da gestão da qualidade tradicional é que é muito difícil documentar e organizar tudo usando apenas o papel.
O volume de dados é muito grande e complicado de organizar.
Além disso, é difícil para quem irá inspecionar, documentar não conformidades, já que isso só aumenta ainda mais a pilha de arquivos.
Informação difícil de compartilhar
Para completar o ciclo, a documentação é toda física.
Com isso, fica difícil compartilhar as informações encontradas para corrigir os problemas que são encontrados.
Por exemplo, numa auditoria online, é preciso tirar fotos ou prints de documentos físicos, o que dificulta o trabalho do auditor.
Outro problema é que com arquivos físicos fica muito mais fácil perder documentos e deixar de realizar reparos importantes.
Em outras palavras, o modelo atual de controle da qualidade torna mais difícil diagnosticar e reparar problemas em qualquer setor.
Em resumo, esse modelo de gestão da qualidade é antigo, completo e pouco eficiente.
Porém, atualmente, existe uma nova forma, muito mais eficaz e produtiva: o sistema de gestão da qualidade 4.0.
Um sistema de gestão nessa modalidade se baseia completamente na documentação eletrônica e na nuvem.
Como funciona o sistema de gestão de qualidade 4.0
Se uma empresa busca processos ágeis e mais assertivos, um sistema de gestão de qualidade deve ser implantado com prioridade máxima.
Como ele pode ajudar na gestão? Vamos citar alguns exemplos:
Planejamento rápido
Um sistema de gestão da qualidade 4.0 torna muito fácil e rápido fazer o planejamento das atividades.
Por exemplo: é possível usar a linha de balanço num sistema digital específico em poucos minutos.
Além disso, o sistema já está conectado ao time, garantindo uma gestão integrada.
Por outro lado, empresas que usam soluções manuais para criar suas linhas de balanço, como o Excel, perdem muito tempo e têm dificuldades ao fazer qualquer ajuste nas linhas.
Produção eficiente com gestão de qualidade
Outra facilidade é para acompanhar os indicadores de produtividade da obra, que em um sistema de gestão acontece em tempo real.
Por meio de painéis interativos, é possível acompanhar todas as ações, o que já foi finalizado e como isso afeta no cronograma.
Aliás, você só consegue fazer esse tipo de acompanhamento em tempo real com o uso de ferramentas digitais integradas com o trabalho realizado no canteiro.
Acompanhamento das equipes de trabalho
Com um sistema de gestão de qualidade, você localiza onde está cada profissional do time e se está de acordo com a atividade planejada
Assim, isso adiciona um nível de detalhamento mais assertivo, além de permitir encontrar problemas de produtividade por conta de logística.
Alinhamento entre produção e gestão da qualidade
Lembra que falamos sobre o desalinhamento que existe entre o acompanhamento da produção com o alinhamento da qualidade?
Ou seja, a tarefa de avaliar qual serviço foi feito e se o serviço está dentro do padrão deveria ser uma só.
No entanto, não é assim que funciona na gestão tradicional da qualidade.
A boa notícia é que no sistema de gestão de qualidade 4.0 as coisas ficam alinhadas.
O sistema gera checklists digitais finalizados em cada tarefa, e o responsável pode utilizar para medir a qualidade do serviço em tempo real.
Informação centralizada com a gestão de qualidade
Nada de arquivos ou pastas em papel, informações repetidas e espalhadas em vários lugares ou fotos de baixa qualidade tiradas de documentos físicos.
Na gestão de qualidade 4.0 a informação é toda centralizada e fácil de acessar.
Por se tratar de um sistema digital em nuvem, todos os profissionais que precisam ter acesso às informações fazem isso em qualquer tempo e lugar.
Documentação imediata
Por fim, ao fazer a inspeção de um serviço no modelo de gestão da qualidade 4.0 é possível tirar fotos e incluí-las no arquivo digital em tempo real.
Assim, ao avaliar um problema, os responsáveis por resolver a situação terão todas as informações que precisam, até mesmo visuais.
Ganho de tempo com a gestão de qualidade
Você consegue garantir o padrão de qualidade da sua obra como um todo, não apenas para vistorias de rotina, mas diariamente tudo o que planejou antecipadamente.
No comparativo dos modelos, já dá para ter uma noção do quanto o sistema de gestão da qualidade 4.0 vale a pena.
Porém, vamos falar sobre os principais ganhos de eficiência.
Entrega de resultados
Com o modelo 4.0 você consegue cumprir de forma mais completa o objetivo da gestão: entregar mais resultados.
Nada fica complexo ou confuso, pois é simples localizar, documentar e retificar qualquer não conformidade rapidamente.
Integração de rotinas
Muitas empresas ainda fazem um esforço grande demais para se adequar às normas antes de uma auditoria, mas não conseguem manter sempre o padrão.
Com o sistema você pode integrar a gestão da qualidade com as rotinas diárias.
Ou seja, garantir todos os dias que a empresa está seguindo o padrão mais alto de qualidade.
Com isso, será preciso fazer apenas pequenos ajustes e revisões antes de uma auditoria.
Aumento da transparência e eficiência com a gestão de qualidade
É importante mostrar transparência e seriedade, tanto com os auditores quanto com os clientes.
E um sistema de gestão da qualidade eficiente e moderno mostra o compromisso em agir assim.
Aliás, mostra também o compromisso de trabalhar no mais alto nível de qualidade e fazer não só o obrigatório.
Com isso, o foco fica na entrega de melhores resultados.
Um sistema de gestão da qualidade 4.0 é uma inovação essencial para o presente e o futuro da construção civil.
Com a solução, é mais fácil manter o padrão de qualidade da obra, ganhar produtividade e até se preparar para as auditorias regulares com facilidade.
A Goiás Impermeabilizações trabalha com sistema de gestão integrada
Com a sua expertise de mais de uma década no mercado de grande obras, ofertando mão de obra e produtos, a Goiás Impermeabilizações tem como premissa a constante evolução dentro de sua política de qualidade.
Todo o time é integrado para cumprir as metas e a entrega do melhor resultado para o cliente, dentro do mercado de impermeabilizações.
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